Num post anterior eu falei da importância de ter um esquema de estudos bem formulado e organizado. Hoje, finalmente, vou postar a primeira parte de como elaborar um plano de estudos mensal eficaz. O plano de hoje vai servir para todo o mês de maio e ao longo do mês vamos fazer umas melhoras no nosso sistema.

Não tem nenhuma novidade no esquema que vamos montar aqui. Pode notar que são dicas que levamos em toda a nossa vida escolar; aqui só está tudo aplicado ao nosso objetivo principal, que é passar num vestibular concorrido. Vamos lá?

Para começar, vamos listar as matérias e dividi-las em grupos:

fuvestejando-materias

Algumas matérias foram dividas em subgrupos apenas para facilitar a visualização do que precisa ser estudado. Sociologia e Filosofia estão listados como Atualidades porque são duas matérias imprescindíveis para a formação do pensamento crítico, e nas questões de atualidades o que pesa é justamente isso, o senso crítico do vestibulando. Claro que não vamos ver detalhes dessas matérias, mas apenas usar como ponto de partida para o estudo do que está acontecendo no mundo hoje.

Agora que sabemos o que vamos estudar, vamos organizar em grupos de duas matérias por dia ao longo da semana, totalizando 12 blocos de matérias para 6 dias de estudo. Um dia da semana vai ser a folga, não estude nada nesse dia, descansar é uma parte importante do preparo pré-vestibular. Se você tiver uma matéria em que seja absurdamente ruim, coloque-a duas vezes na semana (mas não no mesmo dia). Eu fiz isso com Química.

Vamos usar o truque de estudar uma matéria fácil e uma difícil no mesmo dia, assim como o de estudar matérias que sejam similares. O meu planejamento ficou assim:

Domingo: Literatura e História (eu acho que essas duas matérias têm tudo a ver <3).
Segunda: Gramática e Inglês.
Terça: Folga (dia sagrado, não estude na sua folga!!).
Quarta: Redação (minha melhor matéria) e Química (minha pior matéria).
Quinta: Biologia e Química (matérias que se interligam em vários pontos; também sou boa em biologia, mas química me reprovou duas vezes na escola *chora*).
Sexta: Matemática e Física.
Sábado: Atualidades.

Para não perdermos o foco, defini 3 objetivos para o blog (sim, vocês estão incluídos nessa muhahaha!): terminar de ler 1 livro, fazer 1 redação e acertar pelo menos 80% do simulado. Ao longo do mês vou pesquisar sites que oferecem simulados online e vamos marcar de fazer juntos, pode ser?

Você também tem que definir 3 objetivos pessoais; isso é importante para que você consiga visualizar os avanços nos seus estudos. Pode ser algo tipo “revisar todo o conteúdo geral de uma matéria que eu domino” ou “fazer mais de 1 redação”, o importante é que seja um objetivo real, isto é, que possa ser alcançado durante o período de 1 mês.

Para finalizar essa primeira parte, eu fiz um calendário para ajudar no seu processo de organização. É só baixar. 🙂

fuvestejando-botao

Com isso damos oficialmente o pontapé inicial aos nossos estudos. Se seguirmos com disciplina nosso planejamento, ao fim do mês já vamos ter revisado boa parte do que aprendemos no ensino médio e localizado todos os pontos que precisam ser estudados com maior empenho.

Compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário no post, vamos trocar ideias, #VamosPassarJuntos!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s